Back to All Events

Kees Tazelaar & premiados do Concurso 2019/2020 • Orquestra de Altifalantes

  • O'culto da Ajuda 25 Travessa Zebras Lisboa, Lisboa, 1300 Portugal (map)

20 De Novembro 2022 - 19h30 – O’culto Da Ajuda

Música electroacústica / Orquestra de Altifalantes

Kees Tazelaar e premiados do Concurso de Composição Música Viva 2019 e 2020

Kees Tazelaar
, Miguel Azguime – espacialização sonora

Programa I
Leo Magnien: Sutures / 2019 [1º prémio 2019 / júri: Trevor Wishart, Gilles Gobeil, Miguel Azguime]
Zhaoyu Zhang: Inheritance / 2020 [1º prémio 2020 / júri: James Dashow, Claude Cadoz, Miguel Azguime] 

Programa II
Studio DekTaz (
Marianne Dekker/Kees Tazelaar): Intervals / 2021 [para 8 canais e vídeo]
Kees Tazelaar (1962-): Serenade / 2017 [para 8 canais]
Kees Tazelaar (1962-): Zeestilte / 2022 [para 8 canais]

FOLHA DE SALA

Dia 20 de Novembro é o primeiro concertode um ciclo de três dias dedicado à emblemática Orquestra de Altifalantes da Miso Music Portugal, única no país. Numa primeira parte, ouvir-se-ão as obras premiadas no Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva de 2019 e 2020, cujo júri internacional varia todos os anos. De Leo Magnien, compositor francês, ouviremos Sutures e de Zhaoyu Zhang, natural da China, ouviremos Inheritance, ambas escritas para este concurso. A segunda parte será um concerto monográfico do compositor e investigador Kees Tazelaar, uma das figuras mais importantes da música electroacústica da actualidade. O compositor holandês apresentará Serenade (2017), obra que trabalha registos de voz e cujo título é uma referência à obra ‘Serenade’ de Schöenberg. De seguida, temos Zeestilte, em português "Silêncio do mar”, obra recentíssima, escrita ainda este ano. Para fechar o concerto, presenciaremos a obra Intervals (2021) resultante da colaboração de longa data entre a artista visual Marianne Dekker e Kees Tazelaar (Studio Dektaz). Aqui será, em convivência com a música electrónica, projectada uma combinação de vídeos abstractos da artista. Este concerto em duas partes será uma oportunidade para testemunhar a excelência da criação electroacústica do presente.

Financiamentos & Apoios