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Sérgio Pelágio RIFF OUT TRIO

  • Quintal da Música Odemira Portugal (map)

Sérgio Pelágio RIFF OUT TRIO

Sérgio Pelágio - guitarra eléctrica
Mário Franco - contrabaixo e baixo eléctrico
Alexandre Frazão - bateria

A música do novo disco alicerça-se assim, como é apanágio do jazz, na empatia e na comunicação, em estratégias de ação-reação geridas em tempo real e onde o conhecimento mútuo joga um papel decisivo, não se deixando porém enredar em fórmulas ou lugares-comuns. Nascomposições de Pelágio desagua tudo o que fez até aqui, no jazz, na composição para dança e para os contos narrados.
[António Branco em jazz.pt]

Um riff é uma pequena frase, um motivo musical forte, que acaba por se transformar num padrão e que é depois replicado entre os músicos numa composição ou nos seus solos improvisados. Antes de existirem escolas de Jazz, era frequente os músicos começarem por aprender o seu instrumento através de riffs que iam colecionando, adaptando e transformando à sua medida. 

Riff Out foi uma expressão que ouvi uma vez no sentido musical de frasear livremente, da pessoa que toca “se soltar”, estar a “dar tudo o que tem”.

Gostei, guardei e agora achei que era um bom título para este trabalho no qual bastantes temas assentam em riffs meus que fui escrevendo ao longo do tempo, sobretudo para o contrabaixo, e que constituem a base melódica, harmónica e rítmica de tudo o resto.

O desenho do monstro faz parte de uma série desenhada pela minha filha Sofia e foi a inspiração visual para a composição sonora.
Olho para eles e vejo as nossas entranhas viradas para fora (= out) e também figuras explosivas, festivas e altamente sugestivas.

Acho que este trabalho tem um “sotaque” americano que remete para a minha passagem por NY nos anos 80 do séc. XX. Ao mesmo tempo que vamos envelhecendo vamos percecionandomelhor a ideia circular da vida, de ciclos que se vão fechando e adquirindo pleno sentido. Quando conseguimos captar isso, é importante e muito divertido.

 Alinharam nisto os meus companheiros de sempre Mário Franco e Alexandre Frazão respectivamente em contrabaixo/baixo elétrico e bateria.
[Sérgio Pelágio]

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Sérgio Pelágio: guitarra

Nasceu em Lisboa e iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica com 12 anos de idade. Mais tarde, descobriu o Jazz e a música improvisada e tocou, entre outros, com David Liebman, Andy Sheppard, Graham Haynes, Frank Lacy, Norma Winston, John Abercrombie, Sylvia Cuenca, Mário Franco, Bernardo Sassetti e Mário Laginha, com quem gravou o CD Hoje (1994, Farol Música Lda). Em 1992, criou o grupo Idefix e editou o CD Idefix live (1992, Miso Records). Trabalhou como compositor para os coreógrafos Paulo Ribeiro, Paula Massano, João Galante, Teresa Prima, Vera Mantero, Francisco Camacho e Sílvia Real.

Em 1998, fundou com Sílvia Real as Produções Real Pelágio, dupla responsável pela criação da trilogia Casio Tone, Subtone e Tritone. O seu trabalho foi apresentado em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, Eslovénia, Reino Unido, Irlanda, Hungria, Brasil e EUA. Em 2002 editou Bandas Sonoras para peças de Francisco Camacho e Vera Mantero 1993-97 (2002, Miso Records). Toca regularmente com o contrabaixista Mário Franco, com quem gravou o CDOur Door, Mário Franco Trio (2014, TOAP/OJM) e “Rush”, Mário Franco Quinteto (Nischo Records 2017). Criou em 2009 o projeto para a infância Histórias Magnéticas (apresentaçõesem Portugal, Macau, Timor, Espanha e Cabo Verde) com o qual editou o CD “Histórias Magnéticas” (Editora Boca 2018). Editou em 2022 pela Real Pelágio o CD RIFF OUT.

Mário Franco: contrabaixo / baixo elétrico

Mário Franco, músico, bailarino e compositor português iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos no Instituto Gregoriano de Lisboa e posteriormente na Academia de Amadores de Música estuda contrabaixo com Fernando Flores e Composição com Pedro Rocha.

Frequentou cursos no Estoril com Ludwig Streicher e em 1988 foi 1º Prémio de contrabaixo no Concurso Jovens Músicos. Desde muito cedo interessa-se pelo Jazz. Estudou baixo elétrico com António Ferro e frequentou a Escola de Jazz no Hot Clube de Portugal onde estudou com o contrabaixista David Gausden. Participou em vários cursos com músicos como Rufus Reid, Niels Henning Orsted Pedersen, Dave Holland, Eberhard Weber entre muitos outros. Em 1990 apresenta o seu primeiro projecto baseado em originais no Concurso “A Juventude e a Música” onde obtém diversos prémios. A sua formação diversificada permitiu-lhe trabalhar desde a década de 90 até hoje em diversas áreas da música inserido nos mais variados contextos musicais dos quais se destacam: Pedro Caldeira Cabral, Miguel Amaral, Sete LágrimasConsort, Tomás Pimentel, José Peixoto, Ricardo Ribeiro, Carminho, Beatriz Nunes entre outros. Participou nos mais importantes Festivais nacionais einternacionais e para além dos seus próprios projectos musicais compõe também para Teatro, Dança e Cinema. Paralelamente à música Mário Franco é bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado.

Alexandre Frazão: bateria

Baterista natural de Niterói, Rio de Janeiro, vive em Portugal onde se radicou em 1987. Ainda no Brasil estudou no Conservatório de Musica de Niterói, estudou também com alguns bateristas lendários como Alan Dawson, Kenny Washington, Peter Erskine e Max Roach.

Em Portugal dedica se principalmente ao Jazz e à música improvisada, tendo colaborado, entre muitos com: Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Carlos Martins, Carlos Barretto, Laurent Filipe, André Fernandes, Ficções, Maria João, Ricardo Pinheiro, Tomás Pimentel, Luis Figueiredo, Afonso Pais, Mário Franco, Rui Caetano trio.(Todos com registos discográficos).

Pela sua vasta experiência e extrema versatilidade, é frequentemente solicitado para actuar e/ou gravar com músicos de outros idiomas musicais, tendo trabalhado com: Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, Resistência, Ala dos Namorados, Rão Kyao, Jorge Palma, Ana Bacalhau, Carlos do Carmo, Cristina Branco, Júlio Pereira, António Zambujo, José Mário Branco.

Contando com a sua participação em várias dezenas de discos de diversos artistas, salienta como importantes registos da sua carreira, os quatro discos do trio de Bernardo Sassetti, “Noturno” (2002), “Ascent“ (2005),”Unreal Sidewalk Cartoon” (2006), “Motion” (2010), e ainda “Filactera” (2002) de Mário Delgado, “Undercovers” (2002) e “Tralha” (2004) de Maria João & Mário Laginha entre outros. Em 2002 fundou o grupo "TGB" com Sérgio Carolino e Mário Delgado que conta já com três registos discográficos.

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