Back to All Events

CICLO DE CINEMA · ATRÁS DO SOM E DA IMAGEM · “Viagem ao Princípio do Mundo” E ENCONTRO com Manuel Deniz Silva – música de Emmanuel Nunes no cinema de Manoel de Oliveira

  • O'culto da Ajuda belém Portugal (map)

imagem ilustrativa · Denise Jans no Unsplash

30 de Abril e 1 de Maio; 14 e 15 de Maio, 2022 | 19h30 | O’culto da Ajuda

Atrás do Som e da Imagem é um ciclo de cinema/ encontros no O'culto da Ajuda em Lisboa em torno da música/ som no cinema, para dar a conhecer e descobrir vários filmes da cinematografia clássica e experimental, portuguesa e internacional, no sentido de explorar as possíveis interacções entre o som e a imagem e também de tentar traçar uma linha de desenvolvimento da música no cinema.

Com curadoria de Jakub Szczypa, a segunda edição do ciclo Atrás do Som e da Imagem terá lugar em Abril/ Maio de 2022 e contará com a participação de criadores – compositores, realizadores – e investigadores (em conversa no palco do O'culto), no caso dos quais a música/ som no cinema constitui uma das áreas importantes de interesse, criação, actividade e pesquisa.

O programa do ciclo será constituído por quatro encontros, cada uma deles com tempo para para «ouver» filmes.

PROGRAMA
· 1 de Maio · visionamento do filme Viagem ao Princípio do Mundo (1997) e encontro com Manuel Deniz Silva em torno da música de Emmanuel Nunes no cinema de Manoel de Oliveira

«O cinema tardio de Manoel de Oliveira cruzou-se, por diversas vezes, com a música de Emmanuel Nunes. O primeiro encontro teve lugar em 1994, quando o realizador ‘recriou’ Douro, Faina Fluvial (1931), escolhendo como acompanhamento musical a obra Litanies du feu et de la mer (1969-71). Dois anos depois, Oliveira convidou Nunes para compor a música do seu próximo filme, convite que o compositor declinou, autorizando-o, no entanto, a utilizar gravações existentes de obras suas, o que o realizador fez em Viagem ao princípio do mundo (1997) e Porto da minha infância (2001). Nesta sessão, abordaremos a forma como a música de Nunes se articula com o projecto estético de Oliveira, não enquanto ‘música de cinema’, no sentido habitual do termo, mas enquanto veículo de uma determinada temporalidade da escuta, que o realizador convoca para a revelação de uma dimensão oculta, enigmática e espiritual do cinema. A conversa será seguida de uma projecção de Viagem ao princípio do mundo, filme onde se ouvem excertos de Machina Mundi (1992), Litanies du feu et de la mer e Grund (1983).»

Encontro moderado por Pedro Boléo

>> 30 de Abril · ·visionamento do filme Mulholland Drive (2001) encontro com Daniel Moreira · musicalidade do filme de David Lynch

>> 14 de Maio · visionamento do filme Fordlândia Malaie de Susana de Sousa Dias com música de António de Sousa Dias e encontro com a cineasta e o compositor

>> 15 de Maio · visionamento do filme Uma pedra no bolso de Joaquim Pinto e encontro com o Miso Ensemble (compositores da música do filme)