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CICLO PERCUSSÃO - Drumming Grupo de Percussão & Anthony Pateras • Chronotope

  • O'culto da Ajuda 25 Travessa Zebras Lisboa, Lisboa, 1300 Portugal (map)

Chronotope

Drumming Grupo de Percussão & Anthony Pateras

Performed by Drumming Grupo de Percussão (PT) & Anthony Pateras (AU) 
with recorded materials from Fish Bioacoustics Lab (MARE and cE3c - Faculty of Science, University of Lisbon)

Interpretado pelo Drumming Grupo de Percussão (PT) e Anthony Pateras (AU) com materiais sonoros gravados no Fish Bioacoustics Lab (MARE e cE3c - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

PROGRAMA

Deep Water Music (2002) Antonio Chagas Rosa

Dirdira (2023). Guillermo Lauzurika   

Chronotope* (2023) Anthony Pateras

*estreia absoluta.

Drumming Grupo de Percussão & Anthony Pateras
Percussão: Vitor Castro, Jorge Pereira, João Miguel Braga Simões e Miquel Bernat
Piano: Anthony Pateras
Direção Artistica: Miquel Bernat e Anthony Pateras

BILHETEIRA


A mudança climática está acelerando a maneira como o som viaja debaixo d'água, afetando paisagens sonoras oceânicas e amplificando drasticamente o ruído gerado pelo homem. Quanto mais quente a água, mais rápidas as ondas sonoras viagem, impactando em delicados ecossistemas oceânicos e criando "hot spots acústicos"; grandes espaços oceânicos quentes com atividade sônica intensificada.

Muitos animais marinhos se comunicam e navegam por meio do som. Mudanças na velocidade do som afeta sua capacidade de se alimentar, lutar, encontrar um parceiro, evitar predadores e migrar. Para sobreviver e prosperar os ecossistemas subaquáticos dependem da própria velocidade do som e estes ecossistemas estão constituídos por múltiplos elementos rítmicos: batidas, cliques e comunicações entre a vida marinha, bem como correntes em mudança e topologías geológicas.

A politemporalidade (a interação de diferentes velocidades simultâneas) é um elemento que aparece frequentemente no trabalho de Pateras.

A sensação de múltiplos pulsos ou linhas melódicas, tocadas em diferentes instrumentos em diferentes velocidades, cria uma escuta multidimensional e hipersensorial. Projetando vários ritmos ao redor do espaço, múltiplas formas e focos musicais convergem para formar um poderoso coletivo de experiências sonoras.

Pateras esteve em residência em Lisboa, Junho de 2023 a trabalhar com gravações do "Fish Bioacoustics" Laboratório da Faculdade de Ciências (https://www.fishbioacoustics.pt/). Este laboratório tem microfones permanentes instalados no estuário do Tejo para monitorizar o impacto do ruído antropogénico na vida do mar, bem como uma extensa coleção de gravações marinhas da Arrábida, Ilhas dos Açores e Moçambique. O objetivo principal do laboratório é estudar o impacto do ruído e da mudança climática nas espécies locais, especificamente na reprodução e comunicação do peixe-rã e da corvina.

As gravações em alto mar serão manipuladas e esculpidas usando o raro e distinto “Kyma”um sistema de design de som, uma estação de trabalho sofisticada para a transformação espectral. Essas gravações serão mapeadas e orquestradas em quarteto de percussão + piano preparado para ser tocado ao vivo em um concerto eletroacústico virtuoso focado na comunicação músical que se pode fazer debaixo d’água.

CHRONOTOPE (grego para "tempo-espaço") se manifestará como um ambiente subaquático reimaginado em percussão, onde a diversidade temporal é a principal preocupação. Quarteto de percussão e piano preparado complementados por um sistema de som multicanal: o público ficará imerso nos sons de animais marinhos transformados eletronicamente em intrincados padrões rítmicos executados por o piano preparado e os instrumentos de percussão.