MÚSICA ATRAVÉS DO TEMPO • Recital de violino e violoncelo com Vítor Vieira e Filipe Quaresma
MÚSICA ATRAVÉS DO TEMPO • Recital de violino e violoncelo com Vítor Vieira e Filipe Quaresma
World New Music Days 2024 · Carlos Brito Dias e Filipe Lopes
WORKS BY PORTUGUESE COMPOSERS
MÚSICA ATRAVÉS DO TEMPO • Recital de clarinete om Nuno Pinto
2 Recitais de clarinete solo Nuno Pinto - locais: Igreja da Misericórdia e Igreja de São Martinho das Amoreiras - Sábado 14 e Domingo 15 de Setembro de 2024 respectivamente (noite e fim de tarde)
Coro Infantil da Universidade de Lisboa
Coro Infantil da Universidade de Lisboa
CENTENÁRIO DA VIAGEM AÉREA PORTUGAL - MACAU
Itinerário do Sal • teatro música
Itinerário do Sal
de Paula e Miguel Azguime
Miso Ensemble
Miso Ensemble
tératologies musical - ópera Multimédia
Miguel Azguime – composição, textos e performance
Paula Azguime – desenho de som, electrónica em tempo real, encenação e vídeo
Perseu Mandillo – realização vídeo e vídeo em tempo real
André Bartetzki – programação vídeo
Miso Studio - desenvolvimento tecnológico
A Guerra Guardada • SOND'AR-TE TRIO • Comemorações do 25 de Abril em Odemira-
Concerto inserido na exposição A Guerra Guardada com curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte
SOND'AR-TE TRIO
Vítor Vieira - violino
Filipe Quaresma - violoncelo
Elsa Silva - piano
"Flash & Flesh" # de Daniel Schvetz
projecto A Guerra Guardada
"Jogo duplo" # de Diogo Alvim
projecto A Guerra Guardada
"Como se fosse um filho" # de Pedro Lima
projecto A Guerra Guardada
"Trio 2 Op. 67 in E Minor" de Dmitri Shostakovich
3 encomendas da Miso Music Portugal no contexto da exposição “A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)”, com curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte. A exposição explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados, sendo que a maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica no ICS-ULisboa. Aos três compositores foi lançado o desafio de compor uma peça para o Sond'Ar-te Trio (piano, violino, violoncelo), com ou sem eletrónica. As peças foram inspiradas numa das secções da exposição – as “fotos faladas”, em que as imagens dos tempos da guerra são acompanhadas por gravações de relatos e memórias dos ex-soldados.
O Art’s Birthday 2024– Euroradio Ars Acustica Special Evening BeatGlitch Simão Costa e Marco Santos
BeatGlitch is a piano and drum duo that explores the more "melodic" side of drums with electronics and the more percussive side of the piano. On one hand, the regular beat pulsation, and on the other, the "flaws or unexpected irregularities" of glitch.
Ficha Técnica / Artística
Piano: Simão Costa
Drums: Marco Santos
Sound Design: Tiago Cerqueira
Production: MãoSimMão - ac
O Art’s Birthday 2024– Euroradio Ars Acustica Special Evening – com transmissão em directo a partir de vários países, é uma celebração em homenagem ao artista francês Robert Filliou que declarou, a 17 de Janeiro de 1963, que a Arte teria nascido exactamente há 1.000.000 anos, quando alguém deixou cair uma esponja seca num balde de água!
The Art’s Birthday 2024 – Euroradio Ars Acustica Special Evening – with direct broadcast from various countries, is a celebration in homage to the French artist Robert Filliou who on January 17, 1963 declared that Art would've been born exactly 1.000.000 before, when somebody dropped a dry sponge into a bucket of water!
Sond'Ar-te Duo violino e violoncelo • CONCERTO DE REIS
Auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense
CONCERTO DE NATAL • GRUPO DE CÂMARA DO CORO INFANTO-JUVENIL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
IGREJA DO SALVADOR • ODEMIRA
PEDAGOGIA PELA ARTE
ISCM “We can’t breathe” de Ângela da Ponte no World New Music Days 2023
ISCM 2023 New World Music Days South Africa - Cape Town
Contos Contados Com Som • Agrupamento de Escolas de Sabóia
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SABÓIA
PEDAGOGIA PELA ARTE
Contos Contados Com Som • Agrupamento de Escolas de Sabóia
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SABÓIA
PEDAGOGIA PELA ARTE
Manifesto Nada - Ópera de António de Sousa Dias e Alexandre Lyra Leite
CINE-TEATRO CAMACHO COSTA - ODEMIRA
CAMILA MANDILLO soprano • ALITERAÇÕES DE ÁGUA • COLÓQUIO “ÁGUAS GÉMEAS”
MOAGEM DE SABÓIA - ODEMIRA
ópera A LAUGH TO CRY • ADIADO por decisão unilateral do Coliseu do Porto
ADIADO por decisão unilateral do Coliseu do Porto
SETEMBRO IMERSÃO CULTURAL • CORO JUVENIL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA - concerto em movimento
Igreja São Salvador - Largo Miguel Bombarda - Flash Mob até ao Anfiteatro do Largo Cerro do Peguinho
Concerto de Lançamento CD Aduf&lectrónica de Rui Silva e Bruno Gabirro • Monsanto
FESTA DO ADUFE • MONSANTO
CICLO TEATRO-MÚSICA • DISCURSO SOBRE O FILHO-DA-PUTA de Alberto Piment
CINE-TEATRO CAMACHO COSTA • ODEMIRA
CICLO MÚSICA ATRAVÉS DO TEMPO • CAMILA MANDILLO soprano • JOÃO CASIMIRO ALMEIDA piano
IGREJA DA MISERICÓRDIA • ODEMIRA
MONOGRÁFICO ÂNGELA LOPES
Programa inteiramente preenchido com obras de Ângela Lopes
1 - DUAL (2004)
para flauta e piano
2 - CAMPANIANA (2022)
para flauta, clarinete, violoncelo e percussão
(Encomenda da Sonoscopia)
3 - CORAIS - "No Mar, à noite..." (2011) - estreia absoluta
para piano solo
(Encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos)
4 - GÁRGULAS D'ARGA (2013)
para flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano e electrónica
(Encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble
5 - DITTY-DITTY (2019)
para viola e electrónica
(Encomenda da Associação Cultural Arte no Tempo)
6 – TRAMA - “mural para murad" (2022) - estreia absoluta
para flauta, clarinete, violino, viola, violoncelo, piano, percussão e electrónica
(Encomenda do Sond’Ar-te Electric Ensemble)
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves maestroSílvia Cancela flauta
Nuno Pinto clarinete
Vítor Vieira violino
Jorge Alves viola
Luís André Ferreira violoncelo
Elsa Silva piano
Francisco Cabrita piano
João Dias percussão
Miso Studio desenho de som e electrónica
APOIOS
Itinerário do Sal • ÓPERA MULTIMEDIA
Miso Ensemble
Ópera Multimédia
Miguel Azguime – composição, textos e performance
Paula Azguime – desenho de som, electrónica em tempo real, encenação e vídeo
Perseu Mandillo – realização vídeo e vídeo em tempo real
André Bartetzki – programação vídeo
Miso Studio - desenvolvimento tecnológico
CANTANDO ADMONT ensemble vocal • Formações Extraordinárias • Festas de Lisboa 2022
Formações Extraordinárias • Festas de Lisboa 2022
O Ciclo “Formações Extraordinárias” da Miso Music Portugal / Festas de Lisboa, propõe ao ouvinte ir à descoberta de mundos sonoros invulgares, projetos extraordinários e singulares criados entre compositores e intérpretes, nacionais e estrangeiros.
Desde a sua fundação o CANTANDO ADMONT , tem-se apresentado em Festivais de renome como Salzburgo, Bayreuth, Wien Modern... O programa deste concerto reúne a obra incontornável de Olivier Messiaen Cinq Rechants para 12 vozes com texto de sua autoria, cujo amor é o tema central; Herbst e A sei voci, 2 obras do singular e extraordinário Beat Furrer e em estreia absoluta Language Building de Miguel Azguime, para 12 vozes, construída sobre frases de significados sobrepostos e "acordes de sentido” onde se entrelaçam as características sonoras de várias línguas; originando "todos os possíveis" para os recursos de produção e expressão vocal. A não perder!
Beat Furrer A sei voci . (for 6 singers)
Olivier Messiaen Cinq Rechants . (for 12 singers)
Miguel Azguime Language building . (for 12 singers)
Commissioned by Miso Music Portugal funded by the Ernst von Siemens Music Foundation
Beat Furrer Herbst. (for 12 singers)
CANTANDO ADMONT
CONDUCTOR: CORDULA BÜRGI
SINGERS:
FRIEDERIKE KÜHL, ANNA PIROLI, ELINA VILUMA-HELLING, MARA
MARIA MÖRITZ, MARIKO KAGEYAMA, HELENA SOROKINA, SUYOUNG HAM, SEBASTIAN TASCHNER, BERND LAMBAUER, MATIAS BOCCHIO, MARCELL ATTILA KROKOVAY, ULFRIED STABER
with the support of the Swiss Arts Council Pro Helvetia:
Like a shock the sudden inhalation in the first measure of “A sei voci” is followed by the stylized, distant cryof the first soprano, and a constantly transforming harmonic surface of minimally glissandi voices emerges. From the evolving interferences of these ascending and descending quiet glissandi, a regular pulsa8on develops, gradually creating a speaking language. The two-dimensional structure, constantly accelera8ng, breaks up in the later course, leaving behind a melodicism in expressive gestures that increase to a scream, in the highest notes of the soprano.
A general pause is followed by a text ar8culated in unison chords, which loses itself in a widening space oftriads in Alessandro Striggio's "dolce oblio" un8l the end.
Alessandro Striggio has created an expressive template in this text for the opera “Orfeo”, whichMonteverdi did not include in the opera. “A sei voci” is a composed cry of the bacchantes.
"Autumn" is based on a text excerpt from "De Natura rerum" (“On the Nature of Things”) the great literarywork by Lucre8us. It describes the autumnal starry sky. As it were from afar, the dramatic events are viewed in “A sei voci”: the same harmonic progression, without glissandi, appears ina double-choir form reduced to triads. Beat Furrer, 09.05.2022
O extraordinário ensemble vocal austríaco Cantando Admont, especialista de música antiga e de música contemporânea, dispensa certamente apresentações, e traz-nos para este concerto no Centro Cultural de Belém, um programa construído a partir da incontornável obra de Olivier Messiaen “Cinq Réchants” (de 1948 com textos do próprio compositor, entre o francês e uma língua inventada para enaltecer feiticeiros e feiticeiras da cultura mítica europeia: Tristão e Isolda, Ariana, Orfeu, Merlin, ...) para justamente explorar as afinidades electivas entre o grande mestre francês e os compositores Beat Furrer e Miguel Azguime.
De Beat Furrer, figura proeminente da composição da actualidade, ouviremos duas obras à cappella, “Herbst” (de 2015 com textos de Lucretius) e “A Sei Voci” (de 2017 com textos de Claudio Monteverdi provenientes de Orfeo e Coro delle Baccanti). Com esta última obra, Furrer liga-se a Messiaen num cruzamento de linguagens míticas e híbridas, onde o semântico e o fonético se confundem, e aqui vamos encontrar a obra de Miguel Azguime, expressamente composta para Cantando Admont e que terá neste concerto a sua estreia absoluta. Nesta obra, com textos do próprio compositor, o título “Language Building” (2020) dá-nos a pista suficiente para podermos acompanhar a exploração que Azguime vem conduzindo à muitos anos nas relações entre música e texto, ou melhor "texto enquanto música e música enquanto texto” através da escrita de um texto multilingue (em português, francês, inglês e alemão) que em parte já é a própria música, e no qual o compositor procurou propriedades fonéticas comuns as estas 4 línguas, a fim de construir frases sobrepostas homófonas mas de significados diferentes.
CANTANDO ADMONT, Vocal Ensemble for Early and New Music
Aware of the need to give new impetus to the contemporary creaAon of vocal music and with the desire to let the rich repertoire of medieval, Renaissance and early Baroque music blossom again, the ensemble CANTANDO ADMONT was formed by dedicated singers under the direcAon of Cordula Bürgi. With enthusiasm and great commitment, the ensemble aims to revive the richness of the historical vocalheritage in contemporary creaAon.
We are firmly convinced that only through profound work on the repertoire of the past can contemporarycreaAon blossom again and be freed from the confines of specialization.
This seems to us to promise hope for a new departure, especially today.
CANTANDO ADMONT is based in Graz, where it has set itself the goal of establishing a new concert tradiAon with its own concert talk & solo cantando series.
Since its founding, the vocal ensemble has performed at renowned fesAvals and promoters such as the Salzburg and Bayreuth FesAvals, the Deutsche Oper Berlin, Wien Modern, MDI Milano and the Teatro Colón in Buenos Aires, the Konzerthaus Dortmund and other fesAvals. Among others, concerts will take place in 2022 with the Concertgebouw Orchestra, at the Acht Brücken FesAval in Cologne and in Amsterdam.Cantando Admont will also perform at the Musikverein Vienna, at the Resis FesAval in Spain, at the Inntaler Klangräume, at the Onassis Center in Athens, at the Munich Biennale and at the Musikprotokoll Graz. Anopera producAon at the Zurich Opera House is planned for 2025.
Regular collaboraAon with composers such as Beat Furrer, Youghi Pagh-Paan, Klaus Lang, Elisabeth Harnik,Peter Ablinger, Feliz Anne Reyes Macahis, Laure M. Hiendl, Marco Momi and others, as well as ensembles such as Klangforum Wien, Ensemble Kontrapunkte, Ensemble ARXIS, Ensemble dissonArt, EnsembleNikel, Ictus Enemble, etc. is an essenAal part of CANTANDO ADMONT.
co-produced by:
Duo Sond'Ar-te flauta e piano
Sílvia Cancela - flauta
Elsa Silva - piano
PROGRAMA
Patrícia Sucena de Almeida - Ludi Aeterni (estreia absoluta) [com vídeo de Daniel Antero]
Rui Penha - Três quadros sobre o fado
Miguel Azguime - Par ce chemin de rien
O Sond’Ar-te Electric Ensemble é uma estrutura financiada pela DgArtes / Ministério da Cultura
RESERVAS geral@teatrodarainha.pt
RETRATO ISABEL SOVERAL CONCERTO MONOGRÁFICO
Isabel Soveral e Convidado António Chagas Rosa
Fragmentos I • Isabel Soveral
piano
Fragmentos I, II e III • Isabel Soveral
piano e violoncelo
Mémoires d'Automne – Tableau I • Isabel Soveral
marimba
Le Navigateur do Soleil Incandescent - Quatrième Lettre • Isabel Soveral
fl, cl, vl, vlc, pno e electrónica
Suite Pentolítica • António Chagas Rosa
fl, cl, vl, vla, vlc, pno, perc.
estreia absoluta, encomenda Sond’Ar-te Electric Ensemble
Salsugem 2º quadro • Isabel Soveral
soprano, fl, cl, vl, vla, vlc, pno, perc.
estreia absoluta, encomenda Miso Music Portugal
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Pedro Carneiro - maestro
Camila Mandillo - soprano
Sílvia Cancela - flauta
Nuno Pinto - clarinete
Vítor Vieira - violino
Jorge Alves - viola
Luís André Ferreira - violoncelo
Elsa Silva - piano
João Dias - percussão
Paula Azguime - desenho de som
Miguel Azguime, Miso Studio - electrónica em tempo real
works by Isabel Soveral
Salão Árabe do Palácio da Bolsa • Orquestra Filarmónica Portuguesa [Estreia de 3 Obras Portuguesas]
Orquestra Filarmónica Portuguesa [Estreia de 3 Obras Portuguesas]
Osvaldo Ferreira, Maestro
Entrada: 5€
Programa
JOSÉ CARLOS SOUSA (1972)
As 7 Trombetas e a Nova Jerusalém
SARA CARVALHO (1970)
Naked Lunch
MIGUEL AZGUIME (1960)
La Transfiguration de l’Impossible
José Carlos Sousa, Sara Carvalho, Miguel Azguime – Compositores
Todas as obras são co-encomendas do Festival Internacional da Primavera / Miso Music Portugal